Quer economizar gasolina? Conta-giros pode ser seu aliado
Equipamento que mostra quantas rotações por minuto (rpm) o motor do carro está fazendo pode ajudar a reduzir o consumo.
Os carros manuais, que ainda são maioria no Brasil, oferecem algumas vantagens que podem ser desconhecidas para muitos motoristas. Uma delas é famosa entre os mais experientes, que utilizam o conta-giros como aliado na economia de combustível.
Esse dispositivo basicamente auxilia na troca de marchas. Como o nome indica, ele diz a quantas rotações por minuto (rpm) o motor do veículo está girando. Com ele, o condutor consegue saber se está trocando a marcha na hora certa, aproveitando o melhor desempenho do carro ou otimizando o consumo de combustível.
O torque máximo de cada modelo especificado no conta-giros é diferente, no entanto, o momento certo para trocar de marcha pode ser conferido no painel. Certos carros até mostram a hora certa de mexer no câmbio, mas para quem não quer conferir o manual do proprietário, é só apurar os olhos.
Como funciona o conta-giros
A maior parte dos automóveis vem com um conta-giros grafado com números de 1 a 8 ou 1 a 6 rpm, mas isso varia com a potência do motor. O “x1000” escrito logo abaixo indica que o número está sendo multiplicado por mil.
Já se as marcações possuem dois dígitos (10 a 80 ou 10 a 60 rpm, por exemplo), a multiplicação é por 100.
Como economizar combustível
Quem deseja economizar combustível deve realizar a troca de marchas sempre no momento certo. Nos carros com conta-giros, a dica é acionar o câmbio entre 2 mil e 3 mil rpm, seja para mais ou para menos. É nessa hora que o motor está sendo menos forçado.
A marcha também será alta em velocidades maiores, quando o dispositivo trabalha entre 1.500 rpm e 2 mil rpm em boa parte dos veículos. Obrigar o motor a fazer mais força “esticando” demais a marcha pode aumentar o consumo.
A recomendação é a mesma durante as arrancadas. A troca de marcha deve ser rápida durante a saída, preferencialmente quando o motor atingir mais de 2 mil rpm ou 15 km/h. As demais movimentações podem ser feitas por volta de 3 mil rpm.