BYD pode produzir carro elétrico ‘nacional’ em nova fábrica em Minas Gerais

Montadora chinesa pode desembolsar cerca de 2,9 bilhões de dólares por mineradora de lítio no Vale do Jequitinhonha.

A BYD tem planos ousados de atuação no mercado brasileiro e esse projeto parece estar avançando a passos largos. Segundo informações do Financial Times, a montadora chinesa está negociando a compra da maior mineradora de lítio do Brasil, a Sigma Lithium.

O lítio é o material usado na produção de baterias para veículos elétricos, o que demonstra o interesse da marca em fabricar não apenas automóveis eletrificados, mas também seus componentes.

A reportagem do jornal inglês afirma que Alexandre Baldy, conselheiro da marca no Brasil, teria dito que a transação pode movimentar cerca de US$ 2,9 bilhões, ou aproximadamente R$ 14 bilhões na cotação atual.

A fabricante disse ao portal UOL que “registra que houve uma reunião entre a direção da empresa e a presidente da Sigma no mês passado, mas um acordo de confidencialidade entre as partes não permite a divulgação de detalhes”.

A Sigma Lithium tem uma mina localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Caso o negócio seja fechado, a BYD deve investir na construção de uma fábrica de baterias no país.

Fábrica de elétricos em Camaçari

A empresa anunciou a intenção de implementar três fábricas na Bahia para produzir chassis para ônibus e caminhões elétricos, automóveis híbridos e elétricos. As plantas também serão usadas para processar lítio e ferro fosfato para atender ao mercado externo.

O investimento previsto pelo grupo chinês é de R$ 3 bilhões. Quando o acordo entre a companhia e o governo baiano foi oficializado, a CEO Stella Li se comprometeu com a implementação de um centro de desenvolvimento no estado.

Além de um híbrido plug-in flex, a montadora deve produzir mais quatro modelos no complexo fabril brasileiro, entre eles o Dolphin e o Dolphin Mini, subcompacto que na China leva o nome de Seagull.

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