Cruzei o sinal amarelo, qual a chance de ser multado?
Entenda se passar o sinal, quando amarelo, pode render punições ao motorista.
Muita gente encara o sinal amarelo como uma “última chance” de atravessar um cruzamento antes que o semáforo fique vermelho. Assim, muitos motoristas costumam acelerar ao ver o sinal amarelo para garantir a passagem. Mas será mesmo que esta é uma boa ideia?
Claro que se a única preocupação do motorista for receber ou não uma multa por furar um farol amarelo, saiba que dificilmente haverá essa punição. Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aponta como passível de penalidade apenas passar no sinal vermelho. Nesse caso, a infração é gravíssima, com sete pontos na carteira de motorista, além de multa de R$ 293,47.
Exceção
A exceção fica por conta do agente de trânsito. Caso uma pessoa da fiscalização esteja presente no local e entender que, ao passar no sinal amarelo, houve um risco para outros condutores ou pedestres, poderá ocorrer a aplicação da multa.
Sinal amarelo
Vale lembrar, inclusive, que o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, aponta que o sinal amarelo é a indicação de término do direito de passagem. “O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”, especifica o documento.
Em outras palavras, o sinal amarelo é um indicativo para o motorista iniciar o processo de frenagem. Além de sinalizar para o motorista que está logo atrás que o farol deve fechar em breve. Caso não houvesse essa transição, o condutor precisaria frear de forma brusca quando o semáforo passasse do verde para o vermelho, podendo causar acidentes.
Madrugada
Com o intuito de melhorar a fluidez do trânsito, assim como garantir mais segurança aos motoristas, muitas cidades deixam os semáforos com o amarelo piscante durante a madrugada. A ação significa advertência.
Portanto, por mais que haja a permissão para seguir, uma vez que não há preferência delimitada de passagem de nenhum dos lados, é necessário diminuir a velocidade e chegar se há outros carros que pretendem atravessar no mesmo momento. Tal ação pode evitar acidentes.
Mesmo que atravessar o sinal amarelo não signifique necessariamente punição para o motorista, tirar o pé do acelerador é sempre a melhor opção. A medida simples garante a segurança de todos os envolvidos.