Rua alagada? Veja o que fazer se entrar com o carro na enchente
Situações de alagamentos trazem riscos muito sérios para quem está dentro do carro; Saiba o que fazer em uma situação de emergência.
Às vezes o condutor é pego de surpresa por uma chuva muito forte e não consegue evitar a entrada em áreas alagadas. A situação é de risco iminente para quem está dentro de carro. Portanto, é preciso adotar alguns cuidados para aumentar a segurança nesses cenários.
Se você não sabe como proceder diante de uma situação como essa, é só ler esse conteúdo até o final. Nós separamos dicas que podem ajudá-lo a aumentar a segurança em caso de enchentes.
Mude o modo de guiar
Sempre que o condutor se deparar com chuvas fortes e alagamentos é preciso ter em mente que o número de acidentes envolvendo outros veículos tende a aumentar. Assim, a primeira dica é mudar a maneira de guiar. Com a visibilidade reduzida, o risco de acidentes é maior. Junto ao asfalto molhado, é preciso ter uma distância segura entre os veículos para frear sem atingir ao carro da frente.
O ideal é manter o espaço equivalente ao de um veículo. Além disso, se a chuva for muito forte, o condutor também deve buscar um local seguro para estacionar. Dê preferência a locais mais altos.
Se parar não for uma opção, evite mudanças de faixa e, caso seja necessária a manobra, sinalize com antecedência. Por fim, se a água estiver subindo rapidamente e não houver a possibilidade de ir para um lugar mais alto, abandone o veículo.
Palhetas
Outra dica fundamental é garantir que os limpadores de para-brisa estejam sempre limpos e em bom estado. A maioria das pessoas, porém, só se lembra das palhetas quando a chuva começa e tais equipamentos possuem prazo de validade. Com o excesso de sol, assim como acúmulo de poeira, as peças são danificadas e farão muita falta para a visibilidade em uma situação de chuva farta.
Também não se esqueça de completar o nível dos tanques dos limpadores entre as marcas “mínimo” e “máximo”. Neste caso, esqueça o detergente de cozinha, há um produto específico para esse fim. Caso não tenha, opte apenas por água limpa.
Pneus
Não se esqueça de manter os pneus de seu carro em bom estado. Em situações de chuva intensa ou mesmo em caso de alagamento, um pneu deteriorado aumenta o risco da perda de controle do veículo. Inclua neste pacote a calibragem periódica dos pneus, conforme as recomendações da fabricante.
Dirigindo na chuva
Outro ponto importante é que os pneus em bom estado de conservação diminuem o risco de aquaplanagem. Em outras palavras, são os sulcos dos pneus que garantem que o carro não perca o contato com o piso.
Se, ainda assim, você estiver em uma situação de aquaplanagem, não pise no freio. O primeiro passo é manter a calma e segurar o volante com firmeza. Em seguida, tire o pé do acelerador e espere os pneus voltarem a tocar o solo.
Também não ligue o pisca-alerta, a não ser se estiver parado no acostamento, por exemplo. Com o carro em movimento, há o risco de confundir outros motoristas e causar um acidente. Outro ponto importante é não ligar os faróis altos se houver carros à frente ou no sentido contrário.
Vale lembrar, inclusive, que esses dois casos são infrações médias. Ou seja, se houver o flagra do uso indevido do farol alto, a multa é de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Não entre em áreas alagadas
Evite passar por áreas alagadas. Isso porque nem sempre é possível saber a profundidade da enchente, além do risco de haver buracos, pedras ou obstáculos submersos. Caso seja inevitável, certifique-se de que a água não ultrapasse a metade da altura da roda do veículo.
Em seguida, mantenha o câmbio em primeira marcha, com o giro do motor bem alto, a partir de uma aceleração constante. Não mude de marcha e se direcione ao ponto mais alto rapidamente.
Evitar a troca de marcha é fundamental para não entrar água pelo escapamento, o que provocaria o chamado calço hidráulico. Se o câmbio for automático, mantenha a alavanca na posição 1 ou L.
Igualmente, nunca trafegue atrás de caminhões ou ônibus em áreas alagadas. A passagem de veículos grandes pode formar ondas que podem encobrir carros menores. Se o motor apagar no meio da enchente, mantenha a calma e tente dar partida no carro. Caso não funcione, abandone o carro assim que possível ou ligue para o serviço de emergência. O telefone dos bombeiros é o 193 e da Polícia Militar o 190.