Corredor livre? Descubra quando e como dirigir sem multas no corredor de ônibus

Muitos motoristas evitam utilizar as faixas e corredores exclusivos de ônibus por medo de penalidades. Saiba em quais situações o uso da pista é liberado.

Seja por desconhecimento ou mesmo medo de levar uma multa por besteira, muitos condutores optam por nunca utilizar as faixas e corredores exclusivos de ônibus dos grandes centros. Contudo, geralmente, há horários, dias da semana e feriados, que se pode trafegar nessas faixas de trânsito, sem o risco de prejuízo. Este é o caso da cidade de São Paulo, por exemplo.

Contudo, é preciso estar atento aos horários e situações em que rodar nestas faixas é permitido. Até porque, estar com o carro em locais específicos à circulação de ônibus é infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Faixas exclusivas de ônibus

As faixas exclusivas de ônibus possuem sinalização específica e ocupam normalmente uma faixa da via, do lado direito. Nesses casos, os demais veículos só podem conduzir o automóvel nessas faixas se o objetivo for ter acesso à outra via. A exceção são os horários e circunstâncias que permitem a livre circulação.

Vale, inclusive, lembrar que a livre circulação de veículos automotores de passageiros e uso misto ocorre aos domingos e feriados. Contudo, mesmo nos dias mencionados, é proibido rodar nas faixas exclusivas de ônibus caso elas tenham sido ativadas em uma medida operacional, seja por conta da logística de trânsito para um dia de jogo de futebol ou outros eventos, por exemplo.

Corredores exclusivos de ônibus

Quando se trata dos corredores exclusivos para ônibus, estamos falando daqueles que oferecem infraestrutura claramente separada das faixas destinadas aos demais veículos. Neles, pode haver estações de embarque com plataforma elevada e até faixa extra em determinados trechos, possibilitando ultrapassagens.

Nesses casos, a permissão para usar esses corredores ocorre de segunda a sexta, das 23h às 4h do dia seguinte. Além disso, também pode circular nessas áreas nos finais de semana, das 15h de sábado até às 4h de segunda-feira. Já os automóveis de uso misto podem rodar nos corredores de ônibus nos feriados, das 0h até 4h.

Táxis

Já quando se trata dos táxis, a livre circulação ocorre se houver passageiro, em qualquer horário e dia da semana. Os táxis também podem usar os corredores, sem passageiro, de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h.

Também com ou sem passageiro, os táxis podem adentrar aos corredores aos sábados, domingos e feriados. Nesses casos, o acesso é em período integral.

Contudo, os taxistas precisam ficar atentos: os veículos não podem ter película que impeça ou dificulte a fiscalização do interior do veículo por agente de trânsito.

você pode gostar também