De novo! Tesla anuncia recall de 2,2 milhões de automóveis

Número estrondoso representa praticamente todas as vendas já feitas pela marca nos Estados Unidos.

Um anúncio feito pela Tesla na última semana causou rebuliço no mercado automobilístico. A fabricante de carros elétricos explicou que haverá a necessidade de realização de um recall de proporções estrondosas. O movimento de reparo pode atingir quase todos os carros já vendidos pela empresa de Elon Musk nos Estados Unidos.

O chamado para recall inclui os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (de 2017 a 2023), Model S (2012 a 2023), Model X (2016 a 2024) e Model Y (2019 a 2024).

Motivos para o recall

O chamamento da Tesla tem em seu escopo 2.193.869 veículos. A confirmação desse número veio por meio de um documento publicado pela NHTSA, a agência americana responsável pela segurança no trânsito.

Nesse caso, o recall é fundamental para a realização de uma correção no tamanho da fonte presente em luzes de alerta dos sistemas de freio e auxílio de manobra. Hoje, tais equipamentos estão fora da delimitação dos padrões da agência reguladora. “Esse erro pode dificultar a leitura de informação crucial de segurança”, alerta o comunicado da NHTSA.

Recall

É claro que a gigante dos carros eletrificados precisará fazer as adequações em todos os veículos sem cobrar pelo serviço. Portanto, os proprietários dos modelos citados pela Tesla devem, aos poucos, receber mensagens da empresa convocando para as adequações. A expectativa é que até o dia 30 de março todos os motoristas já tenham recebido o aviso de recall.

A NHTSA deu o prazo de cinco dias, a contar a partir do dia 1º de fevereiro, para a Tesla entregar pelo menos um rascunho da comunicação que será enviada aos proprietários dos veículos para conferência da agência.

Vale lembrar que este é o segundo recall de grandes proporções da Tesla em um período inferior a dois meses. Em dezembro, a empresa anunciou um recall de urgência no sistema de piloto automático. O objetivo era evitar o uso indevido da tecnologia.

você pode gostar também