Motorista pode ser multado por cruzar o semáforo no amarelo?
Muitos condutores entendem o semáforo amarelo como uma chance de passar, enquanto outros preferem aguardar.
Muitos motoristas entendem a luz amarela do semáforo como uma oportunidade para acelerar do veículo e cruzar logo o sinal antes que ele feche no vermelho. Outros preferem reduzir a velocidade e aguardar até o sinaleiro voltar a ficar verde para passar com mais tranquilidade.
Afinal, algum deles corre o risco de ser penalizado? O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o sinal amarelo: pode ultrapassar ou é infração passível de multa?
Se você tem o hábito de atravessar o sinal amarelo, fique tranquilo. A legislação prevê como infração de trânsito apenas “furar” o semáforo vermelho, ação que gera multa de natureza gravíssima no valor de R$ 293,47 mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Considerações importantes na lei
O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito aponta que a luz amarela é um alerta para o condutor e indica a necessidade de reduzir a velocidade e aguardar o fechamento do semáforo, sempre se atentando à presença de outros veículos atrás. “O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”, especifica.
Frear enquanto o sinal já está dessa cor pode ser ainda mais perigoso porque, em muitos casos, uma parada brusca oferece mais risco do que avançar no cruzamento. Aliás, essa luz intermediária serve exatamente como uma margem de segurança entre o verde e o vermelho.
Caso o carro esteja muito próximo do sinal quando o amarelo acender, a recomendação é avançar, dependendo da velocidade em que ele está trafegando. Isso deve ocorrer em situações nas quais não é possível parar com segurança porque há, por exemplo, risco de colisão com o veículo de trás.
Além disso, parar o veículo no sinal amarelo pode ser perigoso para outras pessoas. Se o carro do lado parou, o ideal é que o motorista também pare para evitar o risco de atropelar um pedestre ou causar outro tipo de acidente.