Sem terror na baliza! 5 tecnologias para estacionar que facilitam sua vida no trânsito
Sistemas com sensores, câmeras e radares auxiliam motoristas a estacionarem e promovem maior segurança nas manobras.
Fazer balizas ou manobras complicadas para entrar em uma vaga de estacionamento pode ser o terror de algumas pessoas. Por isso, muitas acabam preferindo deixar o carro em um lugar mais afastado. Mas e se você soubesse que há tecnologias para estacionar que ajudam neste processo, e não será mais necessário ficar quebrando a cabeça – ou distorcendo excessivamente o volante?
Pensando nisso, o News Motor separou 5 tecnologias para te ajudar na hora de estacionar, tornando seu dia a dia no trânsito mais descomplicado.
5 tecnologias para estacionar
Sensor de estacionamento
De todas as tecnologias para estacionar, essa é, possivelmente, a mais conhecida. Isso porque o sensor de estacionamento já está presente em diversos modelos de carros, inclusive nos mais acessíveis. Essa tecnologia emite sons ou sinais visuais indicando a distância entre o veículo e os obstáculos próximos, por meio de sensores ultrassônicos instalados nos para-choques dianteiros e/ou traseiros. Assim, é uma alternativa interessante e mais barata para evitar colisões e arranhões durante as manobras.
Câmera de ré
A câmera de ré também é outra velha conhecida quando se trata de tecnologias para auxiliar no estacionamento. Ela oferece uma visão traseira do veículo em tempo real, ajudando o motorista a identificar a proximidade com obstáculos, o que é muito útil na realização de balizas. Para isso, uma ou mais câmeras são instaladas na parte traseira do carro e transmitem as imagens para a central multimídia.
Park Assist System
O Park Assist System (Assistente de Estacionamento) é uma tecnologia para estacionar mais completa, pois une recursos das duas anteriores, utilizando câmeras e sensores. Dessa forma, ela calcula exatamente as manobras necessárias para encaixar o carro na vaga desejada. Os sensores, câmeras e radares identificam, primeiramente, se o espaço da vaga é adequado para estacionar e, com isso, calculam a trajetória, cabendo ao motorista apenas controlar o acelerador, câmbio e freio, enquanto segue as orientações do sistema. Fácil demais, não é mesmo?
Hill Holder
Em tradução literal, o Hill Holder seria algo como “Suporte de Colina”, mas não é nada mais do que um Assistente de Saída em Rampa. Trata-se de um sistema de travamento automático dos freios que auxilia o veículo quando este está em um plano inclinado. Para isso, utiliza sensores para identificar a inclinação, controlar a velocidade das rodas e o torque até que o condutor acelere, garantindo uma saída segura e controlada da rampa.
Auto Hold
O Auto Hold é outra tecnologia para estacionar que traz segurança tanto para o carro quanto para o motorista, uma vez que o sistema impede o carro de se movimentar acidentalmente enquanto estiver parado. Isso, assim como o item anterior, é especialmente interessante para quando o veículo estiver parado em uma rampa. Com acionamento eletrônico, em uma frenagem, assim que o carro para de se mover, o Auto Hold mantém a pressão aplicada nos freios pelo pedal.
Gostou de conhecer essas tecnologias? Acompanhe o site News Motor para se manter atualizado sobre o mercado automotivo e suas últimas tendências e notícias.