Alerta! Roubo de carros em alta – conheça os carros mais visados por ladrões
Empresa de rastreamento fez o levantamento, o que é uma amostra do que acontece no dia a dia das principais cidades brasileiras
O roubo de carros em 2023 teve uma alta significativa e já vem preocupando muitos proprietários de veículos no Brasil. Afinal de contas, mesmo quando se tem seguro, a ‘dor de cabeça’ é grande na hora de comprar outro e fazer os trâmites burocráticos.
Considerando o roubo de carros e também os furtos, o aumento foi de 8,2% em 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Ituran, empresa de rastreamento veicular, e publicados pelo portal de notícias UOL Carros.
Roubo de carro: modelo da Volks é o mais visado
De acordo com essa mesma pesquisa, que verificou dados na Grande São Paulo, o Gol é o veículo mais visado pelos criminosos. No período de janeiro a dezembro de 2023, foram 3.583 registros, um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Outro carro que teve uma alta significativa neste período foi o Uno, com um aumento de 8,3% em relação ao ano anterior. Em números absolutos, foram registrados 3.310 roubos e furtos desde o primeiro até o último mês de 2023.
Por sua vez, o Chevrolet Onix, terceiro da lista, teve 3.175 registros no ano passado, e o aumento chegou a 13,5% durante o período registrado.
Por sua vez, o Hyundai HB20, um dos queridinhos dos brasileiros, também tem boa aceitação entre os criminosos. Em 2023, registrou-se 2.904 casos de roubos e furtos, o que representa um aumento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
E, fechando o ‘top 5’ do roubo de carros em São Paulo, está o Corsa. Em 2023, foram 2.897 casos registrados, uma alta de 9,2% em relação ao mesmo período de 2022.
Como evitar esses problemas
Na prática, é impossível ter 100% de segurança quanto ao roubo de carros, mas é possível minimizá-la. Assim, deve-se sempre estacionar em ruas iluminadas e com maior movimentação de pessoas.
Além disso, sempre que puder, guarde o carro em um estacionamento particular para evitar furtos. Outro ponto importante é não ficar parado dentro do carro olhando o celular em lugares ermos.
Os especialistas em segurança pública também sempre recomendam guardar o carro à noite em uma garagem, como forma de maior segurança. E, claro, é sempre importante contar com o seguro automotivo, para evitar prejuízos.
O roubo de carros subiu em 2023 e vem gerando mais preocupação entre os motoristas e proprietários. Com isso, o alerta deve ser reforçado para não sofrer as consequências.