Pane elétrica: confira alguns fatores que causam esse problema (que dá muita dor de cabeça ao motorista)
A pane elétrica nada mais é que quando um sistema eletrônico do carro falha e o veículo para de funcionar.
Estar com a manutenção do veículo em ordem é fundamental para que o motorista não tenha nenhuma surpresa desagradável durante o dia a dia.
No entanto, um dos problemas que afetam os carros é a pane elétrica, que geralmente é algo inesperado. Ela ocorre quando existe uma falha no sistema elétrico do carro e ele para de funcionar repentinamente.
Geralmente, a pane elétrica está ligada ao desgaste de algumas peças do veículo, como, por exemplo, a bateria ou o alternador. Dessa forma, a alimentação de energia é interrompida e o carro para de funcionar.
Confira alguns fatores que causam a pane elétrica
1 – Combustível
Apesar de não ser parte elétrica, o combustível interfere em algumas peças e pode causar pane elétrica, principalmente quando não é de boa qualidade ou está adulterado.
Isso ocorre porque nos combustíveis adulterados há substâncias que interrompem o bom funcionamento do motor, causando problemas nas velas de ignição e nos bicos injetores.
2 – Bateria
As baterias dos veículos também precisam estar em bom funcionamento, já que elas têm função primordial no carro. São essas peças que transmitem energia elétrica para o motor funcionar. Assim, é fundamental que o condutor esteja sempre atento à bateria e faça revisões periódicas para evitar pane elétrica por conta disso.
3 – Calor
Ficar exposto ao sol direto também não é muito recomendado para os veículos. Isso porque a alta exposição aos raios solares pode danificar alguns elementos do carro, como a bateria, fusíveis, cabos elétricos e demais peças eletrônicas.
4 – Alternador
O alternador também pode ser uma das causas de pane elétrica, já que ele é o responsável por converter energia mecânica em energia elétrica para a utilização dos componentes eletrônicos do carro, além de recarregar a bateria. Muitas vezes, a negligência com a manutenção dessa peça pode ocasionar um problema maior.
5 – Injeção eletrônica
O sistema de injeção eletrônica também pode ocasionar uma falha, e o resultado é uma pane elétrica. Neste caso, para saber se a falha está ou não na injeção, o motorista precisa conferir se o motor está funcionando quando a luz de sinalização estiver acesa. Caso a luz acenda e o motor se apague, é um sinal de que a injeção eletrônica está falhando.