Lei dos 20 anos: 10 carros que poderão ficar isentos do IPVA
Projeto de Lei aprovado no Senado prevê a isenção do imposto para veículos com mais de 20 anos de fabricação.
O Senado Federal aprovou um projeto de lei que isenta proprietários de carros com mais de 20 anos de fabricação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida ainda depende do aval da Câmara dos Deputados para entrar em vigor.
Caso o texto seja aprovado, a regra que hoje varia de acordo com o estado será ampliada para o âmbito nacional. Cerca de 6,7 milhões de veículos emplacados em estados que não oferecem o benefício ou isentam em prazos maiores serão beneficiados.
Nas unidades federativas onde a isenção é concedida após períodos menores de fabricação, como 15 ou 10 anos, seguirá valendo a regra antiga. Se efetivada, a mudança impactará os estados de Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.
Considerando que a medida entrará em vigor em 2025, a isenção será válida para todos os modelos produzidos antes de 2005. Confira alguns exemplos:
1. Ford Fiesta
A segunda geração nacional e terceira global do Fiesta tem lanternas elevadas e bastante espaço interno, o que confere a ele um visual mais moderno que o anterior. Seu grande diferencial na época foi a introdução do sistema flex.
2. Toyota Fielder
No segmento de peruas, hoje praticamente inexistente por conta dos SUVs, essa com certeza tem destaque. A Toyota Fielder possuía a mesma confiabilidade mecânica do Corolla, sua versão sedã, além de um porta-malas com boa capacidade.
3. Honda Fit
A primeira geração do Fit surgiu em 2005 com bom espaço interno e consumo eficiente de combustível. Além das versões com câmbio automático do tipo CVT, o carro era equipado com ar-condicionado e direção elétrica de fábrica.
4. Citroën C3
O francês era considerado um hatch premium em 2003, quando foi lançado. A primeira versão vinha com motor 1.6 de 110 cv, e a montadora passou a oferecer uma configuração mais barata com motor 1.4 de 75 cv a partir do ano seguinte.
5. Peugeot 206
Também pode ficar de fora da lista do IPVA o Peugeot 206, compacto com versões equipadas com um motor 1.0 da Renault (70 cv) e outro 1.6 16v (110 cv) do Citroën C3. O propulsor 1.4 de 75 cv só chegou depois.
6. BMW Série 3
Uma opção para os motoristas que gostam de luxo é a BMW Série 3, quarta geração do modelo, que foi fabricada entre 1998 e 2006. Conhecida como E46, ela tem o desenho assinado pelo polêmico designer Chris Bangle.
7. Mitsubishi L200
Até as picapes poderão aproveitar a isenção do IPVA. No caso da Mitsubishi L200, a terceira geração vendida a partir de 1998 entra na relação dos modelos beneficiados pelo projeto de lei.
8. Chevrolet Celta
Criado para ser um carro barato e robusto, o Celta tem um desenho e um acabamento bem simples, mas não peca no quesito durabilidade. Ainda hoje, o fruto do projeto Arara-Azul da GM é um dos modelos mais buscados no mercado de usados.
9. Fiat Palio “G3”
A terceira geração do Palio também está na lista dos que poderão obter a isenção do IPVA. Trata-se da segunda reestilização da primeira geração, que trouxe lanternas traseiras redesenhadas e faróis com duplos refletores redondos.
10. Volkswagen Gol G3
O Gol “Geração 3” é uma reestilização do Gol “bolinha” que chamou atenção por suas linhas modernas, sendo considerado um dos mais bonitos já produzidos. O grande destaque visual do modelo é seu painel com iluminação azul.