JAC prepara lançamento de carro elétrico com autonomia de 330 km
Novo modelo da montadora chinesa estreia na China a partir de abril, mas ainda não há previsão de chegada ao Brasil.
A JAC Motors se prepara para lançar o novo Yiwei ou Yttrium 3, seu novo hatch compacto que estreia com uma versão muito esperada, batizada de Beloved Edition. A grande novidade dessa nova configuração é a bateria diferente, que promete uma autonomia de até 330 km ao carro.
O lançamento da opção na China está estimado para a partir de abril, mas não há previsão de desembarque no Brasil.
Equipado com uma bateria de sódio, o modelo tem um visual interessante com lanternas em LED estilizadas, colunas C largas nas laterais e teto reto, além de um interior moderno com central multimídia de 15 polegadas.Na parte interna, o JAC Yiwei também apresenta um cluster digital, volante de dois raios estilizados e bancos envolventes que conferem ao automóvel uma aparência premium. Isso sem mencionar o espaço interno generoso — para a proposta — e o teto panorâmico.
O modelo tem 4,025 m de comprimento, 1,770 m de largura e 1,560 m de altura, além de 2,620 m de entre-eixos.
Bateria e autonomia
Voltando a falar da bateria de sódio, o componente é uma célula de menor alcance, com preço 30% inferior ao da LFP padrão; contudo, poucos detalhes foram revelados até o momento. As versões anteriores do JAC Yiwei trazem baterias LFP, que são mais caras e permitem um alcance de 405 a 505 km.
Se a versão com autonomia de 330 km chegar ao Brasil, o carro poderá ser uma opção mais barata na linha da montadora, na faixa dos R$ 100 mil. Com isso, ele seria um forte candidato a substituir o subcompacto JAC E-JS1.
O E-JS1 tem uma proposta interessante, mas é limitado e focado essencialmente no uso urbano, enquanto o Yiwei oferece mais conforto e desempenho até em viagens curtas. Outra questão é a atualização da marca chinesa frente às concorrentes, principalmente porque a volta do imposto obriga as fabricantes a ter produção nacional.