Maneiras práticas de consultar as multas de um carro pela placa – aprenda agora

Multas de trânsito: consulta online exige Renavam e placa.

Um dos documentos que nenhum motorista gosta de receber é as multas de trânsito, que além de doer no bolso, também pontuam na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pagar essas infrações é de responsabilidade do dono do veículo, que pode consultar de forma online as autuações e os valores das infrações registradas em seu carro.

Apesar de as informações serem disponibilizadas de forma online, a consulta de multas exige mais do que apenas a placa do automóvel. Para realizar a busca pelas infrações, é necessário também informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que fica disponível no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Vale destacar ainda que o não pagamento das multas pode ocasionar problemas futuros para os motoristas. Isso porque, com os atrasos, não conseguirão fazer o licenciamento anual do veículo, já que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) não emitem o licenciamento para carros que estejam com pendências financeiras.

Circular com o automóvel não licenciado é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Multas autuadas por órgãos federais

A PRF, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) são os órgãos responsáveis pela autuação em estradas e rodovias federais.

Para ter acesso às multas aplicadas por esses órgãos, o motorista deve acessar o site “Nada Consta PRF”. Após isso, ele deverá inserir a placa do veículo e o código Renavam e, então, terá acesso às possíveis infrações. Já para multas vinculadas ao CPF ou CNPJ, a pessoa deve procurar uma unidade da PRF.

Multas autuadas por órgãos estaduais e municipais

Em vias estaduais, o Detran é o responsável por autuar e recolher o valor das multas aplicadas. Já no âmbito municipal, a prefeitura indica quais órgãos e comissões serão responsáveis por fiscalizar o trânsito e aplicar as multas.

Para acessar as infrações de cada veículo, o motorista pode entrar no site do Detran e acessar a aba “Infrações”. Nessa opção, o condutor poderá selecionar “consulte as multas, débitos e confira dados completos de seu veículo”. Vale destacar que, para isso, ele precisa estar logado no site ou realizar um cadastro. Também será pedido para identificar a placa e o número Renavam.

Outro local em que o motorista pode consultar as infrações é no Portal de Serviços do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Para acessar essa ferramenta, é fundamental que a pessoa seja habilitada e possua a CNH Digital ativa.

No site do Senatran, o condutor deverá acessar a aba “Consulte as suas infrações de trânsito”. Após efetuar o login com os dados do portal “Gov.br”, a pessoa deverá clicar em “acessar serviço” e selecionar se deseja consultar as infrações por veículo ou por infrator.

você pode gostar também